Barra de vídeo

Loading...

terça-feira, 22 de março de 2016

: Resenha crítica de "Apaixonados - O Filme"

Muito mais do que histórias de amor de Carnaval

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em março de 2016



"Apaixonados - O Filme" é um longa metragem com um toque de conto de fadas moderno e totalmente brasileiro. Logo, ter o Carnaval como pano de fundo cai muito bem. A produção que surpreende, é agradável ao apresentar três cativantes histórias de amor distintas, mas com muito em comum. Afinal, têm o ponta pé inicial dado, justamente, durante o período de festas, que não é tão favorável ao amor. Quem nunca ouviu que no Carnaval "ninguém é de ninguém", não é?

Contrariando os pessimistas na arte do amor, Nanda Costa (Cássia), Raphael Vianna (Léo), Roberta Rodrigues (Soraia), João Baldasserini (Hugo), Danilo de Moura (Scott) e Evelyn Castro (Uítinei) fazem valer a premissa de que um verdadeiro vínculo afetivo intenso acontece sem local ou data marcados. 

Sendo assim, a história da porta-bandeira Cássia e do médico Léo é um verdadeiro conto de fadas com direito a sapatinho "perdido/esquecido", ou melhor, é do quase beijo dos dois, após ficarem presos no elevador, que a mocinha deixa uma caneta de lembrança ao pretendente. Embora o destino os aproxime sem se encontrarem, efetivamente, apenas algumas horas de bate-papo é suficiente para que os dois já se amem.


A comédia romântica fica por conta do casal Scott e Uítinei. Ele, um gringo que odeia samba e tenta voltar ao país de origem para escapar da folia, e ela, uma animada vendedora de cerveja, que curte o Carnaval de rua ao lado da irmã Riústo (Lidi Lisboa). Definitivamente, é a atriz Evelyn Castro quem rouba a cena, fazendo uma dobradinha de total qualidade com Danilo de Moura. Não há como deixar de rir com o casal. Em tempo, a atriz tem um quê humorístico de Fabiana Karla que laça o espectador com propriedade e oferece boas risadas.

Já a terceira história de amor de Carnaval é do filhinho de papai, Hugo e da jovem cabeleireira, Soraia, moradora da comunidade, que por um trauma na infância, nunca mais desfilou. Os dois também se conhecem no bloco de Carnaval, mas é no segundo "esbarrão" que o rapaz decide dar uma de herói para a mocinha. Tal qual o Cavaleiro das Trevas, o Batman, Hugo, é um homem rico e solitário. Sem o amor do pai (Luiz Guilherme), larga tudo, no estilo 90% São Francisco de Assis -pois não fica nu ao largar a riqueza herdada- para encontrar o que desejava na simplicidade de Soraia.

Enquanto isso, o universo carnavalesco dá todo o brilho para as histórias dos casais. Além de destacar a beleza do mar carioca, o longa dirigido por Paulo Fontenele, mergulha nos bastidores dessa festa pomposa. Para tanto, tem como cenário a Marquês de Sapucaí, a quadra da escola de samba Grande Rio e o tradicional bloco de rua Céu na Terra, em Santa Tereza, no Rio de Janeiro.

De fato, é envolvente ver parte do elenco de "Salve Jorge" atuando junto mais uma vez. Aqui, a política da boa vizinhança derruba a rivalidade das personagens de Roberta Rodrigues e Nanda Costa, tornando-as amigas. Enquanto que a vilania fica por parte de Sabine, madrinha de bateria convidada que só dá chilique, Paloma Bernardi -que mais uma vez é a má da história- e de Luiz Guilherme, que interpretou Michelle Vêneto, o bicheiro casca grossa e cruel de "Pecado Mortal".


Deixe-se descontrair nas ondas do amor que acontecem em locais típicos de Carnaval brasileiro. Assim, quando menos perceber irá torcer para que os três relacionamentos tenham um final feliz. "Apaixonados -  O Filme" estreia nos cinemas em 3 de março. Não perca!

Filme: Apaixonados
Direção: Paulo Fontenelle
Elenco: Nanda Costa, Raphael Vianna, Roberta Rodrigues, João Baldasserini, Paloma Bernardi, Roberto Bomfim, Danilo de Moura, Evelyn Castro, Luis Guilherme, Lidi Lisboa, Zezeh Barbosa, Saulo Rodrigues
País de Origem: Brasil

Estreia: 3 de março de 2016


*Editora do site cultural www.resenhando.com. É jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm

Trailer oficial do filme

Entrevista do Resenhando com o produtor de "Apaixonados -  O Filme", Marcos Didonet

Ator Danilo de Moura, o gringo "Scott", convida os leitores do Resenhando

Sonora da apresentação do ator "Danilo de Moura" e do produtor "Marcos Didonet" ao público do Cine Roxy, em Santos


Nenhum comentário:

Postar um comentário