Barra de vídeo

Loading...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Contágio (Contagion)

por 

O que aconteceria se o mundo fosse assolado por um vírus mortal, que mata em poucos dias, de forma brutal e se espalha de maneira assustadoramente rápida? Isso pode ter acontecido no início do século passado com a Gripe Espanhola (1918), mas em "Contágio" o escopo é bem mais aterrorizante, pois afinal, nossa sociedade moderna, conectada e cheia de medo, não deve lidar muito bem com o terror evidente de uma pandemia. Dirigido por Steven Soderbergh ("Onze Homens e Um Segredo"), este interessante longa conta com a participação de um elenco estrelar, sendo os destaques Kate Winslet, Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Jude Law, Laurence Fishburne e Marion Cotillard.

O maior mérito da obra é seu caráter pedagógico, que explica passo a passo, não só o desenvolvimento biológico do vírus, mas todo o processo burocrático realizado em torno deste contágio em larga escala sem precedentes.


Podemos então entender um pouco mais sobre os termos e dados analisados nestas situações, como a doença se espalha e quantas pessoas são infectadas por um hospedeiro. Temos também uma visão da movimentação dos órgãos mundiais de saúde e os protocolos seguidos em busca da cura. Coitado dos macacos.

Abstraindo um pouco os sentimentos humanos, que poderiam ser mais bem explorados nesta situação, o filme de Soderbergh é frio e calculista, quase documental, mas perde tempo com algumas de suas histórias pouco relevantes, como a do personagem de Jude Law, que existe para tentar exemplificar como a internet pode ser contagiosa também, mas acaba apenas soando artificial. 

Apresentando um cenário assustador, a obra ganha credibilidade por seu realismo didático, e também pela possibilidade de um evento assim realmente acontecer... vai saber, estamos em 2012 né? Diversão despretensiosa.

Confira o trailer:





Contágio/ Contagion: Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos/ 2011/ 106 min/ Direção: Steven Soderbergh/ Elenco: Gwyneth Paltrow, Matt Damon, Laurence Fishburne, Jude Law, Marion Cotillard, Kate Winslet 

Nenhum comentário:

Postar um comentário