Barra de vídeo

Loading...

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Uma Nova Amiga

Mais um acerto de Ozon, Une Nouvelle Amie é todo preciso – mas exatamente por isso ofusca a interpretação também precisa de Romain Duris

o-NOUVELLE-AMIE-facebook
Desde os tempos de escola, Laura e Claire são amigas inseparáveis. Tão inseparáveis que parecem viver num ciclo: quando a primeira conhece um rapaz por quem se apaixona, minutos depois a segunda também encontra seu príncipe encantado. Quando Laura se casa com seu noivo, não demora muito para Claire também subir ao altar. E quando Laura dá luz a sua primeira filha… Claire ajuda a amiga doente já em estado crítico durante a cerimônia de batizado.
Laura não resiste. Claire promete ajudar David (Romain Duris), agora viúvo e com uma filha recém-nascida para criar. David, por sua vez, precisa de outra ajuda: aceitar Virginia, a nova persona adotada por ele depois de perder a esposa. Depois de uma primeira má impressão, Claire entende a satisfação de David ao vestir-se como uma mulher, além de enxergar nela uma nova e cativante amiga.
Também o espectador sucumbe ao fascínio: Une Nouvelle Amie(França, 2014) traz François Ozon em forma semelhante àquela mostrada no excepcional Dentro da Casa, drama sobre um contador nato de histórias. Aqui, a trama é bem amarrada, os diálogos são condensados e espertos, e o suspense é mantido até quando não há tensão em cena. Só falta mesmo vulnerabilidade.
Dono de uma carreira de tantos acertos (Swimming PoolO Refúgio,Amor em 5 Tempos, além de outros vários títulos que caberiam muito bem na lista), o réalisateur parisiense é tão perfeccionista quanto metódico. Em qualquer obra sua, não existe quase espaço para falhas. Aí está seu maior triunfo – e a maior frustração de seu elenco.
Assim como em todos os longas do diretor, tudo é tão perfeito emUne Nouvelle Amie que seu próprio protagonista perde grandeza. Sempre ótimo – agora excelente –, Romain Duris entrega uma interpretação tão precisa quanto todo o filme de Ozon. Difícil, porém, é enxergar tamanho ator dentro de um panorama tão inebriante.
Angelo Capontes Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário