quarta-feira, 26 de julho de 2017

Resenha impressionista para "A Comédia Humana" de Balzac

Resultado de imagem para Resenha impressionista para "A Comédia Humana" de Balzac

Minha principal impressão sobre "A Comédia Humana" de Balzac é que consiste em um belo e detalhado panorama da vida na sociedade francesa do século 19. Acho incrível a quantidade de livros que o autor escreveu, e a abrangência e a pormenorização das suas caracterizações de personagens, ambientes e conflitos. :-)

Volume 1: Estudos de costumes (cenas da vida privada) : Ao "Chat-Qui-Pelote", O Baile de Sceaux, Memórias de duas jovens esposas, A Bolsa, Modesta Mignon - Belo e detalhado panorama da vida na sociedade francesa do século 19.

Volume 2: Estudos de costumes (Cenas da vida privada) : Uma Estréia na vida, Alberto Savarus, A Vendeta - Uma Dupla família, A Paz conjugal - A Senhora Firmiani, Estudo de mulher, A Falsa amante, Uma Filha de Eva - "Uma Estreia na Vida" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. Tem um humor elegante, e personagens encantadores. :)

Volume 3:  Estudos de costumes (Cenas da vida privada) : A Mensagem, O Romeiral, A Mulher abandonada, Honorina, Beatriz, Gobseck, A Mulher de trinta anos - "Gobseck", o avarento, é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. A caracterização do personagem é encantadora do início ao fim da narrativa. O livro "A Mulher de Trinta Anos" talvez seja o mais conhecido de Balzac. Tem quatro partes. Gostei muito da segunda e da última. :)

Volume 4: Estudos de costumes (Cenas da vida privada) : O Pai Goriot, O Coronel Chabert, A Missa do Ateu, A Interdição, O Contrato de casamento, Outro estudo de mulher -  "O Pai Goriot", o Rei Lear, é um dos grandes livros da vastíssima Comédia Humana de Balzac, e também um dos meus preferidos. Fiquei encantada com "O Coronel Chabert", que prende a atenção do início ao fim da narrativa. Muito bem construído "A Missa do Ateu", admirável.

Volume 5: Estudos de costumes (Cenas da vida provinciana) : Úrsula Mirouët, Eugênia Grandet, Os Celibatários, Pierrette, O Cura de Tours - "Eugênia Grandet" é uma das grandes obras da vastíssima Comédia Humana de Balzac. "O Cura de Tours" é um dos meus preferidos.

Volume 6: Estudos de costumes (Cenas da vida provinciana) : Um Conchego de solteirão, Os Parisienses na província (O Ilustre Gaudissart, A Musa do departamento), As Rivalidades (A Solteirona, O Gabinete das antiguidades) - "O Ilustre Gaudissart" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. A caracterização das trapaças da sociedade burguesa e aristocrática chamam a atenção nos gêmeos "A Solteirona" e "O Gabinete das antiguidades".

Volume 7: Estudos e costumes (Cenas da vida provinciana) : Ilusões perdidas -  "As Ilusões Perdidas" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. Triste até não poder mais, parece mais realista do que romântico. Talvez seja autobiográfico.

Volume 8: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : História dos treze (I.Ferragus II.A Duquesa de Langeias III.Menina dos olhos de ouro) ; História da grandeza e da decadência de César Birotteau; A Casa de Nucingen - Gostei muito das aventuras de "Ferragus". A "História da grandeza e da decadência de César Birotteau" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/4860796

Volume 9: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Esplendores e misérias das cortesãs, Os Segredos da Princesa de Cadignan; Facino Cane; Sarrasine; Pedro Grassou - "Esplendores e Misérias das Cortesãs" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/4881793 ;-)

Volume 10: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Os Parentes pobres (A Prima Bette; O Primo Pons) - Gostei muito dos detalhes das tramoias dos parentes ambiciosos nas histórias dos primos pobres ("A Prima Bette" e "O Primo Pons"), os últimos escritos na vastíssima Comédia Humana de Balzac.

Volume 11: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Um Homem de negócios; Um Príncipe da boêmia; Gaudissart II; Os Funcionários; Os Comediantes sem o saberem; Os Pequenos burgueses; O Avesso da história contemporânea - Gostei muito dos detalhes das tramoias dos invejosos em "Os Pequenos Burgueses" e "Um Homem de Negócios", temas frequentes na vastíssima Comédia Humana de Balzac.

Volume 12: Estudos de costumes (Cenas da vida política e militar) : Um Episódio do terror; Um Caso tenebroso; O Deputado de Arcis; Z. Marcas; A Bretanha em 1799; Uma Paixão no deserto -  Gostei muito de "Uma Paixão no deserto", curto e intenso. Fiquei encantada com a surpresa no final de "Um Episódio do terror". Gostei também de "A Bretanha em 1799", a primeira obra de Balzac.

Volume 13: Estudos de costumes (Cenas da vida parisiense) : Os Camponeses; O Médico rural -  "Os Camponeses" mostra uma sensibilidade incrível sobre a gritante desigualdade social da época. Muito atual. Já o encantador, e até romântico, "O Médico Rural" é um dos meus livros preferidos da vastíssima Comédia Humana de Balzac. ;-)

Volume 14: Estudos de costumes (Cenas da vida rural) : O Cura da aldeia; O Lírio do vale -  "O Cura da Aldeia" e "O Lírio do Vale" são muito tocantes, emocionantes mesmo. A questão social é abordada por Balzac de modo delicado. O sofrimento da heroína é de chorar de verdade, especialmente nas últimas cenas.

Volume 15: Estudos filosóficos : A Pele de Onagro; Jesus Cristo em Flandres; Melmoth apaiguado; Massimilla Doni; A Obra-prima ignorada; Gambara; A Procura do absoluto - São chamados "Estudos filosóficos", por defenderem ideias na forma de literatura. Mas as tais ideias são místicas, religiosas, sobrenaturais. "Jesus Cristo em Flandres" é bem estranho. "A Pele de Onagro" é intenso, e prende a leitura do início ao fim. Alguns contos são esquisitos, como os musicais "Gambara" e "Massimila Doni". Outros de obsessão são muito interessantes, como "A Obra-prima Ignorada" e o também científico "À Procura do Absoluto", que achei tri! Adorei o "Melmoth apaziguado", o Fausto francês. ;-) Há espaço até para estas obras tão diferentes dentro da vastíssima Comédia Humana de Balzac!

Volume 16: Estudos filosóficos : O Filho maldito; Adeus; As Maranas, O Conscrito; El Verdugo; Um Drama a beira-mar; Mestre Cornélius; A Estalagem vermelha; Sobre Catarina de Médicis; O Elixir da longa vida; Os Proscritos - São chamados "Estudos filosóficos", por defenderem ideias na forma de literatura. Há uma biografia intensamente "chapa-branca" da polêmica personagem histórica "Sobre Catarina de Médicis". São muitos contos, e os dramas se unem ao suspense ("O Elixir da Longa Vida"), às histórias de guerras ("Os Proscritos", o intenso "El Verdugo"), aos chatos "O Conscrito" e "O Filho maldito"; ao misterioso "Adeus", à força de "As Maranas"; à intensidade de "Um Drama a beira-mar", e às pérolas de "Mestre Cornélius" e "A Estalagem vermelha". Neste volume, também se vê que há espaço para a diversidade na vastíssima Comédia Humana de Balzac!

Volume 17: Estudos filosóficos : Luís Lambert; Serafita - Estudos analíticos : Fisiologia do casamento; Pequenas misérias da vida conjugal -São chamados "Estudos filosóficos", por defenderem ideias na forma de literatura. Neste volume, as deliciosas "Fisiologia do Casamento" e "Pequenas misérias da vida conjugal", hilárias, nos divertem ao apresentar as mazelas dos matrimônios da sociedade da época. Há espaço para o humor, tanto o escrachado quanto o sofisticado, na vastíssima Comédia Humana de Balzac!
Aline Malanovicz
Enviado por Aline Malanovicz em 19/07/2017
Reeditado em 19/07/2017
Código do texto: T6059081
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (MALANOVICZ, Aline Vieira. "Resenha impressionista para "A Comédia Humana" de Balzac". Porto Alegre, 25 dez. 2014. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/6059081). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdelivros/6059081

Nenhum comentário:

Postar um comentário