Franz Kafka
É considerada uma das obras literárias mais importantes do século vinte.
O autor convida o leitor a acompanhar os sentimentos de Gregor Samsa, caixeiro viajante, surpreendido, ao acordar, com o corpo na forma de um inseto.
Metamofoseado
Gregor Samsa, metamorfoseado em inseto, pensa e sente como humano enquanto a sua família, diante da situação inesperada, demonstra sentimentos de repulsa e desconforto.
O surrealismo escolhido por Kafka para discutir um tema de extrema profundidade alcança objetividade clara e direta no momento que o leitor embarca no conceito filosófico da obra.
O leitor é surpreendido, logo no início do texto, ao ser informado que o protagonista foi transformado em um inseto.
Nada mais surreal para início de uma conversa! A curiosidade impera e ajuda a adentrar no espaço filosófico, sem saber onde se quer chegar.
“Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamofoseado num inseto monstruoso”.
Comportamento familiar
A narrativa chama a atenção para fatos que provocam alterações no comportamento das famílias, a exemplo da convergência do poder, imposição moral, alienação intelectual, ausência de liberdade, sentimento de culpa, dependência financeira, inversão de valores e outros comportamentos relacionados à convivência.
Isolado em seu quarto, excluído pela empresa e ignorado pela família, Gregor Samsa, sentiu, no corpo de um inseto, os reflexos das atitudes humanas e percebeu o incômodo da submissão social.
Surrealismo
O surrealismo foi utilizado para transgredir a sociedade valendo-se da situação extravagante, para valorizar a irracionalidade e a incoerência, com total despreocupação moral, no momento em que o protagonista se exclui da família e decide se apresentar de forma inesperada e rompendo com os valores sociais.
É algo inimaginável à época que o texto foi escrito.
Capitalismo
Além dos conflitos familiares o autor chama a atenção para a imposição do capitalismo quando o protagonista se nega a trabalhar.
O leitor percebe que se o protagonista for rotulado como vilão em vez de vítima perderá a beleza subjetiva da obra. Gregor Samsa, mostra a necessidade de mudança comportamental, na família, cuja sobrevivência dependia financeiramente dele.
Metamorfoseado, Gregor Samsa, liberta-se da pressão político-social e o que parece ser um castigo se transforma em liberdade.
Kafka surpreende e encanta pela complexidade, transforma o cotidiano em um estado surrealista e imprime perplexidade.
A obra apesar de escrita em 1912 mantém-se atualizadíssima.
Recomendadíssima a leitura!
Franz Kafka
O escritor Franz Kafka nasceu no dia 3 de julho de 1883, em Praga e morreu, aos quarenta anos, de insuficiência cardíaca, no dia 3 de junho de 1924 em Klosterneuburg, Áustria.
Filho uma família judaica de classe média, seus pais Hermann Kafka (1852-1931) e Julie Kafka (1856-1934) eram comerciante.
A maior parte da população de Praga à época falava tcheco.
Era visível a divisão entre os que se expressavam em tcheco e alemão.
A língua era usada para fortalecer a identidade nacional.
Franz Kafka se expressava nas duas línguas, escrevia em alemão por considerar a sua língua materna.
Era o mais velho dos seis irmãos.
Georg e Heinrich, morreram antes do escritor completar sete anos e as irmãs Gabriele, Valerie e Ottilie morreram durante o holocausto, na Segunda Guerra Mundial.
Formação acadêmica
Kafka começou a estudar química, mas trocou o curso pelo de direito.
Formado em direito, fez parte, junto com outros escritores da época, da Escola de Praga. Esse movimento era basicamente uma maneira de criação artística alicerçada em uma grande atração pelo realismo, uma inclinação à metafísica, uma síntese entre a racional lucidez e um forte traço irônico.
Este estilo lhe rendeu o termo ‘kafkiano’ como algo complicado, tortuoso e surreal.
Kafka é considerado pelos críticos como um dos escritores mais influentes do século XX.
A maior parte de sua obra, como ‘A Metamorfose’, ‘O Processo’ e ‘O Castelo’, está cheia de temas e exemplos de alienação e brutalidade física e psicológica. A burocracia, as transformações simbólicas e os conflitos familiares são marcantes na obra do escritor.
Kafka preferia comunicar-se por cartas. Além de amigos próximos escrevia para a sua noiva Felice Bauer e sua irmã mais nova, Ottla Kafka.
A mais famosa das cartas escrita pelo escritor foi dirigida ao seu pai, de mais de 100 páginas, nas quais ele reclama de ser profundamente afetado pela autoridade do pais.
Publicações
Apenas algumas das obras de Kafka foram publicadas durante sua vida.
Os trabalhos inacabados de Kafka, como os romances O Processo, O Castelo e O Desaparecido, foram publicados postumamente por Max Brod.
Kafka desejou que os seus manuscritos fossem destruídos após sua morte, contudo o amigo Max decidiu publicá-los.
Incansável leitor, leu Platão, Gustave Flaubert, Fiódor Dostoiévski, Franz Grillparzez e Heinrich von Kleist.
Atividades profissionais
Depois de formado, trabalhou em uma companhia de seguros. Nesta época começou, no tempo livre, a escrever contos.
Com a herança de Hermann Kafka, seu pai, tornou-se sócio de Karl Hermann em uma fábrica de asbesto conhecida como Prager Asbestwerke Hermann & Co.
A Primeira Guerra e a doença
Kafka recebeu sua convocação para o serviço militar na Primeira Guerra Mundial, contudo, por considerarem o seu trabalho na companhia de seguros essencial para o governo, houve adiamento.
Posteriormente foi impedido de servir devido aos problemas de saúde associados à tuberculose, diagnosticada em 1917.
No ano seguinte, 1918, o Instituto de Seguros afastou Kafka devido à sua doença. Naquela época não havia tratamento eficaz obrigando-o a passar boa parte de sua vida em sanatórios.
Vida sexual
Kafka se relacionava com mulheres de forma ativa, contudo, apesar de desejar mulheres e sexo tinha pouca autoestima. Manteve relações íntimas com várias mulheres durante sua vida.
Conheceu Felice Bauer, uma parente do amigo Brod, com a qual se correspondeu durante cinco anos.
Ficou noivo de Julie Wohryzek, mas, apesar de os dois terem alugado um apartamento e marcando uma data para o casamento a cerimônia não chegou a acontecer, possivelmente devido às crenças sionistas de Julie, que defende o direito à autodeterminação do povo judeu. Hermann, pai do escritor rechaçadas a ideia.
Depois de Julie, Kafka se relacionou com a jornalista Milena Jesenská e com a professora Dora Diamant que terminou por influenciar o interesse do escritor pelo Talmude, livro considerado pelos judeus como sagrado.
Comportamento
Apesar de pouco empenho pelo esporte na infância, interessou-se, quando adulto, por jogos e atividades físicas, tornando-se um bom ciclista, nadador e remador.
Temia que as pessoas o achassem repulsivo física e mentalmente, contudo, os mais próximos percebiam um comportamento quieto e agradável, uma inteligência óbvia e senso de humor.
Para Pérez-Álverez, Kafka sofria de transtorno de personalidade esquizoide. Esse transtorno mantinha-o distante, individual e indiferente aos relacionamentos sociais.
Outros sugeriram que ele sofreu de um distúrbio alimentar e de anorexia nervosa que pode ter o levado à depressão.
A obra
Os contos foram primeiro publicados em periódicos literários, na revista bimensal Hyperion.
Escreveu Descrição de uma luta (1904), Preparativos para um casamento no campo (1907), Contemplação (1912), O desaparecido (1912), O foguista (1912), O veredicto (1912), A metamorfose (1912), O processo (1914), Na colônia penal (1914), Carta ao pai (1919), Um médico rural (1919), O castelo (1922), Um artista da fome (1922-24), e A construção (1923).
Referência bibliográfica
Kafka, Franz. 1883-1924
Metamorfose / Franz Kafka; tradução e posfácio Modesto Carone. – São Paulo: Companhia das Letras,1997.
96p.
ISBN 978-85-7164-685-8
1. Ficção alemã I. Carone, Modesto II. Título.
(R)
Metamorfose / Franz Kafka; tradução e posfácio Modesto Carone. – São Paulo: Companhia das Letras,1997.
96p.
ISBN 978-85-7164-685-8
1. Ficção alemã I. Carone, Modesto II. Título.
(R)
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