A que ponto pode chegar um coração apaixonado? Na obra-prima de Goethe, Os Sofrimentos do Jovem Werther o rapaz, por motivos de trabalho, está longe de sua família e amigos, mas comunica-se com Whilhelm através de cartas nas quais narra sua história de paixão e tragédia com a jovem Lotte.Desde o início ele soube que sua amada estava prometida a um noivo: Albert, homem cujo qual Werther adquiriu grande admiração e amizade desde sua apresentação.
Mas o tempo é um martírio para as almas envoltas pela paixão.
Com o convívio diário, Werther apaixonava-se cada vez mais. Passeios no campo, longas conversas, poemas, todos momentos que contribuiram para fazer com que esquecesse do mundo todo e só visse importância em Lotte. Por vezes, tentou afastar esse pensamento, sabia que nunca poderia tê-la para si, mas a certeza cega de que ela também o amava fez com que retornasse para, mortalmente, ser atingido pela paixão.Com o casamento entre Albert e Lotte, Werther cada vez mais pensava na impossibilidade de seguir sua vida, de viver sem Lotte, de viver simplesmente.
Em uma última noite, houve um beijo. O mais sublime e apaixonado beijo da história da literatura, Lotte sabia que amava Werther, mas também sabia que este amor era impossível. Assim, ela pediu para nunca mais vê-lo e ele assentiu.
Naquela mesma noite o jovem mandou seu criado pedir as pistolas de Albert emprestadas, alegando que ia viajar e precisava de proteção, elas vieram das mãos da própria esposa.
No dia seguinte, Werther foi encontrado morto em seu quarto, com um tiro acima do olho direito. Todas as suas cartas a Lotte estão transcritas no livro.
UM MARCO DO ROMANTISMO
Os sofrimentos do Jovem Werther (1774), é a obra póstuma da escola literária chamada Romantismo (1750-1850, aproximadamente). Ela traz todas as características que marcaram esse movimento e a revolução que ele suscitou na criação literária da época.
Algumas dessas características românticas:
- Abandono do normativismo, isto é, o autor agora é um ser inspirado, não mais precisa prender-se a regras para criar, basta deixar seu talento trabalhar;
- Sem rima;
- Sem métrica perfeita;
- Liberdade de produção.
- Subjetividade: valorização das emoções e sentimentos individuais, em detrimento da razão e do pensamento objetivo;
- Idealização da figura feminina: a mulher adquire valor, agora ela é a causa da alegria e da tristeza , é um ser superior que o romântico quer alcançar;
- O vínculo com a natureza como algo inspirador: Werther mostra bem isso, relembrando momentos que viveu com Lotte no campo, nos cenários em que seus sentimentos mais se destacavam, nos seus desenhos etc;
- Egocentrismo: para Werther nada mais importa, ele quer apenas Lotte e se não pode conseguir, de que adianta viver?
- Dramaticidade;
- Substantivos abstratos;
- Uso de figuras de linguagem (comparações, metáforas, antíteses).
Na obra também vemos a presença do trágico, elemento que era a característica principal das tragédias gregas, mas que persiste em estilos atuais. O trágico aparece nesta obra através do desfecho, onde o protagonista suicida-se.
Você pode baixar do livro em PDF aqui. Para quem gosta de obras clássicas, mas não gosta daquela linguagem muito rebuscada, essa é uma boa escolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário