Barra de vídeo

Loading...

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Crítica: O Menino do Pijama Listrado


Home 

Em uma Alemanha, consumida pela Segunda Guerra Mundial, “O Menino do Pijama Listrado”, aborda o tema já conhecido da humanidade por um olhar mais familiar e inocente. O filme conta a história de Bruno, um menino de 8 anos que é filho de um militar nazista. Seu pai, orgulho da família, traz a notícia que deverão se mudar para ele assumir um cargo mais elevado. Com a mudança, a família de Bruno começa a conhecer mais sobre o trabalho do pai e isto começa a gerar desconfiança por parte de todos.
Bruno é um menino inocente e divertido, que em seus 8 anos só pensa em brincar e ter amigos. Completamente ausente de uma guerra tão desumana, o menino firma uma amizade com um pequeno judeu, que mora ao lado de sua casa e fica em um campo de concentração. Bruno passa por uma série de dúvidas, sobre o trabalho do seu pai, o nazismo, a guerra, mas tem em seu amigo uma das poucas certeza que carrega.
“O Menino do Pijama Listrado” é dirigido e escrito por Mark Herman e tem em seu elenco: Asa Butterfield (que interpretou Hugo, recentemente), Vera Farmiga e David Thewlis.
O filme é uma adaptação do livro de John Boyne e tem uma narrativa ótima! É um filme bastante interessante principalmente do ponto de vista da guerra, já que a grande maioria dos filmes focam nos soldados e na guerra em si. Em “O Menino do Pijama Listrado”, não vemos um tiro, uma cena violenta e muito menos a carnificina que a guerra provoca. O filme é totalmente construido pelo olhar de um menino de 8 anos, que percebe o terror e as injustiças que a guerra esta provocando de um jeito muito singelo e calmo.
O filme também desenha uma crítica forte sobre a ignorância humana, já que mostra que crianças, sem preconceito, sem opinião formada, acaba simplesmente se misturando pelo prazer e e pela companhia de outra pessoa. Ao crescermos e nos envolver com tantas culturas e ilusões, nos tornamos intolerantes, irracionais e maldosos.
“O Menino do Pijama Listrado” é um ótimo filme, tanto pela sua história quanto pela produção e montagem do filme em si. Prova por si só, que não é necessário os gastos exagerados que Hollywood tem feito com super-produções. A história continua sendo a matéria-prima mais valiosa de qualquer filme.
Confira o trailer de “O Menino do Pijama Listrado”:



Nenhum comentário:

Postar um comentário