Barra de vídeo

Loading...

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Baseado em fatos reais de Fernando Moreira


Livro cedido pela editora para resenha
ISBN: 9788522031429
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 264
Editora: Agir
Classificação: ♥♥♥♥ 
Todo mundo já ouviu um caso ou presenciou uma cena em que a vida real conseguiu ser mais estranha que a ficção, e todo autor que se preze já usou uma conversa entreouvida no bar ou no ônibus como ponto de partida para a sua próxima obra. Tendo em mãos o melhor arquivo de histórias verídicas quase boas demais para ser verdade, Fernando Moreira resolveu ir além, inspirando-se nas notícias publicadas pelo Blog Page Not Found, criou 14 esquetes que vão fazer rir, pensar e se emocionar. Seja nas ruas gélidas de São Petersburgo, seja na ensolarada Flórida, tudo aqui é verdade, bem, pelo menos em parte…

Fernando Moreira é jornalista fundador do blog Page Not Found que, desde 2006, tem publicado notícias pra lá de inusitadas e interessantes. Na esteira do sucesso do blog, Fernando decidiu escrever um livro com 14 histórias, de centenas de outras presentes no Page Not Found, inspiradas em notícias que beiram o improvável e o absurdo.

Todas as histórias, em forma de conto, são narradas de forma irreverente e com um toque de jornalismo crítico. Fernando Moreira tem uma narrativa bastante peculiar e cativante. Em cada história ele procurar extrair algum tipo de lição de cada caso contado.

Jordane ignorou o fato de Josh ter se transformado em doador de órgãos após o casamento e decidiu enterrar o marido com o coração de Christopher. O velório foi curto. O funeral, mais ainda. A viúva decidiu regressar a Charleston. Para a mesma casa. Cinco meses depois, conheceu na igreja metodista um homem de 66 anos, divorciado pela terceira vez. Ela se encantou e resolveu se dar mais uma chance. O empresário parecia perfeito para ela: era frio, calculista e insensível. Sem coração. - pág. 32

O primeiro conto: Coração de Chumbo, e o segundo: Adeus, Stalin, são os meus favoritos. Mas há outros que são, ora engraçados, ora tristes, ora assustadores, ora absurdamente improvável:

  • O terno da noiva; 
  • A lista de Marija; 
  • As meninas de Tacna; 
  • O caminho da perdição; 
  • Três casamentos e uma vingança; 
  • Vestido azul, casaco cáqui e bota marrom; 
  • O galã de Loch Ness; Rocky Balboa; 
  • O canibal de Heidelberg; 
  • Meia verdade, meia mentira, meia palavra; 
  • A segunda vez; 
  • O boto do Nilo. 

Padre, misericórdia, preciso da sua benção. E preciso que o senhor também dê a sua benção ao meu caminhão. - pág.215

Baseado em Fatos Reais é um daqueles livros que você lê de um só fôlego, e a cada nova história quer saber mais e mais, pois, ao contrário da ficção, esses contos são fatos do cotidiano de pessoas que só se tornam famosas quando viram notícia.

É uma boa leitura para quem está procurando um livro despretensioso e diferente do habitual, com um quê de noticiário das oito. Os amantes das notícias instantâneas na internet também vão adorar esse livro.

Sem tirar o avental salpicado de sangue e cego de fúria, Igor entrou no Samara enferrujado e desapareceu na névoa de óleo queimado que se espalhou pela rua.  - pág. 40

Nenhum comentário:

Postar um comentário