Barra de vídeo

Loading...

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Um Novo Amanhecer de John Jackson


ISBN: 9788576572114
Série: Star Wars
Tradução: Caco Ishak
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 424
Editora: Aleph
Classificação: ♥♥♥♥ 
Desde os terríveis acontecimentos em STAR WARS – Episódio III: A vingança dos Sith, quando todos os Jedi foram perseguidos e condenados à morte, Kanan Jarrus tem vivido na clandestinidade, evitando criar problemas com o Império. Porém, um embate mortal entre as impiedosas forças imperiais e os revolucionários desesperados se mostra próximo demais e impossível de se ignorar. A honra e o senso de justiça do cavaleiro Jedi despertam, e ele volta à ação em uma batalha de grandes proporções contra o mal. Mas Kanan não vai lutar sozinho. Ele contará com a ajuda de aliados improváveis, incluindo a misteriosa Hera Syndulla – que parece ter suas próprias motivações. Enquanto uma crise de proporções apocalípticas surge no planeta Gorse, o grupo enfrenta as forças mais poderosas da galáxia, em defesa de um mundo e de seu povo. Nesta primeira aventura juntos, os protagonistas da série Rebels conquistam seu espaço entre os maiores heróis da série STAR WARS, rumo à luta contra o Império. 

Uma vez mais a Editora Aleph emplaca com um ótimo livro do universo expandido da saga Star Wars. A capa desse livro é um primor. Kanan e Hera estão lindamente ilustrados e já de início nos dão uma antevisão do que vamos encontrar em suas páginas.

Um Novo Amanhecer é uma espécie de preâmbulo narrativo da série de animação para TV: Star Wars Rebels, dos criadores Dave Filoni, Simon Kinberg e Greg Weisman responsáveis pela série televisiva, atualmente exibida no canal Disney XD, e encontra-se na segunda temporada. Kana e Hera são personagens centrais da série, entre outros.

Kanan Jarrus (nascido Caleb Dume, ex-padawan de Depa Bilaba) e Hera Syndulla são jedis vivendo no anonimato após os acontecimentos visto em A Vingança de SithEpisódio III de Star Wars. Palpatine conseguiu destituir o Senado em Coruscant e aniquilar a Ordem Jedi, ou os que foram pegos de traição pelos Clones. Anakin Skywalkerse tornou Darth VaderLeia e Luke são separados ao nascerem e escondidos em segredo, Yoda e Obi-Wan Kenobi, assim como alguns poucos Jedis sobreviventes, fogem para o exílio e se escondem nas sombras. O Império ainda é nascente, mas possui um poder mortal. Naves imensas, destróieres e outras armas poderosas estão sendo construídas. O Imperador também conta com outros comandados igualmente vis, como o Conde Denetrius Vidian.

No planeta Gorse encontramos a lua Cynda, onde funciona a mineração de um raro e importante minério usado nas indústrias bélicas do Império: o thorilide, ou torilídio (que é um mineral cristalino extraído apenas com bisulfate baradium, um explosivo altamente volátil e perigoso). E operando nessa reserva mineral está a mineradora Moonglow Polychemical, administrada por Besalisk – criaturas humanoides de dois metros de altura e quatro braços –, para quem Kanan Jarrus trabalha como piloto de cargueiro transportando bisulfate baradium de Gorse para Cynda.

Quando de uma de suas idas à Cynda, Kanan se envolve indiretamente num atentado com o potente explosivo bisulfate, e sem se dar conta, está enredado numa trama de proporções plantárias. Ele conhece Skelly e Hera Syndulla, e, então, sua pacata vida de piloto e de Jedi anônimo chega ao fim numa sequência de acontecimentos que envolve assassinatos, opressão imperialista, vingança e corrupção, recheado com ação e aventura.

Ainda mais que, na trama do livro, temos como pano de fundo a expansão do Império Galático e as consequências disso após a Guerra dos Clones. É interessante ver a forma como essa situação nos faz lembrar a formação das ditaduras que conhecemos. É um período de transição em que a República está sendo esfacelada e o Império começa a se estruturar pela galáxia.

Para quem leu Kenobi, já tem uma boa ideia do que esperar de Um Novo Amanhecer. A narrativa de John Jackson é bem detalhista e rica em personagens que arremetem com perfeição ao universo Star Wars. Ler um de seus livros é mergulhar ainda mais nesse maravilhoso universo expandido. E a galeria de personagens é bem grande, assim como o número de criaturas, naves e tecnologias típicas de Star Wars. Da minha parte, gostei muito de Kanan e Hera e odiei o Skelly.

As lutas provocadas ou evitadas pela dupla Kana e Hera são interessantes, intensas e empolgantes. Tem até uma perseguição de caças TIE à dupla de Jedis que é cinematográfica. John Jackson Miller sabe como contar uma boa história cheia de detalhes técnicos, com narrativa envolvente, personagens carismáticos e ação acontecendo nos momentos certos.

Da minha parte, adorei o livro. Pra ser mais direta, estou amando todos esses livros do universo expandido de Star Wars. A Editora Aleph acertou em cheio trazendo para o Brasil essas publicações. Um Novo Amanhecer agrada fãs de Star Wars e leitores ocasionais que estão procurando uma leitura cheia de ficção científica, ação e aventura interplanetária.

Nem precisaria dizer que essa é uma leitura recomendada, e que esse já é mais um dos meus queridinhos de Star Wars. Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário