Barra de vídeo

Loading...

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Estão Todos Bem (Everybody's Fine) (filme completo)

por 

O que faz uma família perfeita? Em Todos Estão Bem, o diretor Kirk Jones tenta nos mostrar que uma família perfeita é difícil de encontrar, por isso devemos aprender a valorizar as pessoas que temos. 

A história de Estão Todos Bem começa e termina com Frank Goode, homem aposentado que perdeu a esposa recentemente, e que se vê perdido em afazeres domésticos aparentemente banais. 

Com a intenção de juntar os quatro filhos na mesma mesa, e assim unir sua família, o pai programa um jantar, e elabora uma recepção calorosa. Compra um bom vinho, uma churrasqueira nova, acessórios para mostrar com orgulho. Mas as coisas não saem como planejado, e todos acabam cancelando o encontro devido a vida atarefada que levam.

Frank decide então fazer uma surpresa para eles, e parte em uma longa viagem. Nesta peregrinação, desaconselhada por seu médico, perguntas e respostas começam a aparecer, o fazendo entender o porque do distanciamento de sua família. Mesmo com a saúde precária, o homem enfrenta horas de viagem, de ônibus e trens, apenas para encontrar os filhos, dizer um alô e perguntar se estão felizes.


Mas ao invés de encontrar feições familiares, ele se depara com rostos abatidos pela vida. Lembra da honestidade dos filhos com a mãe, e percebe que isso não existe com ele. Imaginando os filhos como crianças, Frank sofre ao entender como tudo mudou, que os pequenos cresceram, que enfrentam dilemas e decepções.



O britânico Kirk Jones chama atenção com suas escolhas. De ritmo tranquilo,Estão Todos Bem é uma produção de contrastes, uma união do cinema europeu com o cinema novo americano. E ainda, a obra possui personalidade de fita independente, mas o elenco, de caras famosas, quebra um pouco esta percepção. 


Entre os atores o destaque é Robert DeNiro, em uma atuação edificante. DeNiro é sempre DeNiro. Para o bem ou para o mal, a força de sua personalidade é sempre o ponto alto de seu trabalho. Os filhos que precisam ser encontrados são Sam Rockwell, Kate Beckinsale e Drew Barrymore. Todos oferecem o que têm de melhor para o filme, e servem como instrumento de análise para problemas próximos de todos, como o descontentamento com o trabalho, a crise familiar provocada por uma separação, e o desafio da aceitação daquilo que você não concorda.

Em resumo, Estão Todos Bem oferece uma história simples. Aqui o andamento vai devagar, acompanhando o ritmo do pai, com seus quase 70 anos, descobrindo uma forma de aceitar a vida como ela é. Para ele é complicado ver que as coisas não saíram exatamente como planejadas, mas mesmo com os desvios, no final, estão todos bem. Recomendado.





Estão Todos Bem/ Everybody's Fine: Estados Unidos, Itália/ 2009/ 99 min/ Direção: Kirk Jones/ Elenco: Robert De Niro, Drew Barrymore, Kate Beckinsale, Sam Rockwell, Lucian Maisel

Nenhum comentário:

Postar um comentário