Barra de vídeo

Loading...

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Os banheiros de Stanley Kubrick

Existe uma teoria muito interessante sobre a filmografia de Stanley Kubrick: a utilização dos banheiros em cada filme. Pode parecer uma grande besteira mas no fundo, se estudarmos cada cena em questão, podemos perceber uma enorme sacada de mestre.
Não sei se todos já ouviram falar sobre a semiótica, ela é uma “ciência” que estuda – não só no cinema – todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. Isso que vamos falar entra nessa área e vale a pena ler até o final.
O banheiro é um lugar de privacidade e exclusão, lá o homem está no seu estado mais primitivo e animal. Para Stanley, ali há a negação do símbolo do progresso humano, pois no dia-a-dia negamos nossa natureza animal, nossos instintos violentos e nossas raízes mais repugnantes. Porém, ao trancarmos a porta e sentirmos em privacidade, a nossa natureza é mostrada.
O diretor usa o banheiro de forma constante durante todos os filmes como um lembrete chocante da mortalidade, brutalidade e natureza animal do homem. Ali, estamos literalmente de calças abaixadas, sem escudos.

Lolita (1962)

O professor Humbert (James Mason) está no banheiro, quando ficar sabendo que a mãe da Lolita (Sue Lyon) morreu. Também é lá que ele desperta seu senso ninfomaníaco com suas fantasias sobre a menina. Além disso, a própria Lolita sempre está diariamente no banheiro, olhando ele se barbear.

lolitaDr. Fantástico (1964)

Qual é o lugar onde General Jack Ripper (Sterling Hayden) se mata? Sim, você acertou.

dr fantastLaranja Mecânica (1971)

Alex (Malcolm McDowell) tem um surto psicótico no banheiro de casa. Depois de “curado”, ele volta (sem saber) na casa onde estuprou a mulher, e canta a mesma música (fazendo o viúvo perceber quem ele realmente era). E no final do filme, também é lá que ele tenta se matar.

laranjaBarry Lyndon (1975)

Depois de todas os problemas, é no banheiro da mansão que Barry (Ryan O’Neal) consegue a reconciliação com a esposa, Lady Honoria Lyndon (Marisa Berenson).

barryO Iluminado (1980)

Encontram um defunto no banheiro verde. Jack (Jack Nicholson) recebe as ordens de matar sua mulher em um banheiro vermelho. Depois, ele vai tentar matar a Wendy (Shelley Duvall) no banheiro da suíte do casal. Além disso, no início do filme Danny (Danny Lloyd) sempre recebe visões na frente dos espelhos da pia de sua casa.

o ilumiNascido Para Matar (1987)

O soldado Leonard Pyle (Vincent D’Onofrio) mata o Sargento Hartman (Ronald Lee Ermey), e logo depois, comete suicídio dentro do banheiro.

fullDe Olhos Bem Fechados (1999)

Todo o envolvimento do Bill Hardford (Tom Cruise) começa na festa, quando ele é chamado pelo Victor Ziegler (Sydney Pollack) para ir ao banheiro examinar a prostituta. Outra cena é a discussão com a esposa, Alice (Nicole Kidman), no banheiro de casa.
eyes
stann

Nenhum comentário:

Postar um comentário