10 filmes influenciados por Franz Kafka
Para aqueles que não sabem, Franz Kafka é um dos principais autores do século 20. Seus romances e contos estão cheios de ansiedade, surrealismo e perseguição. Ele usa esses sentimentos para que o leitor se choque com a crueldade do mundo e da sociedade.
Para quem tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho, pode ler esta resenha sobre o livro “A Metamorfose”, um dos meus preferidos do autor. Mas chega de enrolação e vamos aos filmes que nele foram inspirados.
Inland Empire (David Lynch, 2006)
A percepção da realidade de uma atriz torna-se cada vez mais distorcida assim que ela se descobre apaixonada pelo ator do filme no qual está trabalhando, uma eterna refilmagem de uma produção polonesa que está supostamente amaldiçoada.
De Olhos Bem Fechados (Stanley Kubrick, 1999)
Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o porquê disto estar acontecendo com ele, então ele vai procurar seu amigo Nick Nightingale, que irá lhe mostrar um mundo de fantasias e jogos sexuais.
Neblina e Sombras (Woody Allen, 1991)
Em uma pequena comunidade européia dos anos 20, durante uma única noite, série de eventos envolvendo a caça de um estrangulador põe em risco a vida de todos. Um atrapalhado homem é designado através de um plano, do qual não sabe nada a respeito, para encontrar o assassino, enquanto protege uma atriz circense que se encontra sozinha nas ruas. Homenagem de Allen ao expressionismo alemão, fotografada em preto-e-branco por Carlo Di Palma.
Franz Kafka’s It’s a Wonderful Life (Peter Capaldi, 1993)
Franz Kafka’s It’s a Wonderful Life é um curta-metragem cômico filmado para a BBC Scotland. Foi escrito e dirigido por Peter Capaldi e traz em seu elenco atores como Richard E. Grant interpretando Franz Kafka, e co-atores como Ken Stott. O título é um jogo de palavras com o nome de Franz Kafka e com o filme It’s a Wonderful Life, dirigido por Frank Capra. O enredo conta a história do escritor tcheco Franz Kafka, e o seu famoso livro, A Metamorfose. Porém, ele anda sofrendo de um ininterrupto lapso de memória. Em 1994, o filme ganhou o prêmio da BAFTA por Melhor Curta-Metragem.
Videodrome – A Síndrome do Vídeo (David Cronenberg, 1984)
Max Renn (James Woods), dono de uma pequena emissora de televisão a cabo, capta imagens de pessoas torturadas e mortas. Logo ele descobre que a transmissão se chama Videodrome, é gerada em Pittsburgh e é muito mais que um mórbido show. Trata-se de um experimento que usa a televisão para alterar permanentemente as percepções das pessoas, causando sérios danos no cérebro.
Brazil (Terry Gilliam, 1985)
Sam Lowry (Jonathan Pryce) vive num Estado totalitário, controlado pelos computadores e pela burocracia. Neste Estado futurista, todos são governados por fichas e cartões de crédito e ainda precisam pagar por tudo, até mesmo pela permanência na prisão. Em meio à opressão, Sam acaba se apaixonando por Jill Layton (Kim Greist), uma terrorista.
O Inquilino (Roman Polanski, 1976)
Trelkovsky (Roman Polanski), um polonês que está vivendo na França, aluga um apartamento em um estranho e antigo edifício residencial, onde seus vizinhos, que na sua maioria são velhos reclusos, o observam com um misto de desprezo e suspeita. Ao descobrir que Stella (Isabelle Adjani), a última inquilina do apartamento, era uma mulher jovem e bela que cometera suicídio ao pular da janela, Trelkovsky gradativamente fica obcecado com a mulher morta. A obsessão e o clima do local, mesclado com o comportamento incomum dos vizinhos, faz Trelkovsky se convencer de que seus vizinhos planejam matá-lo.
A Audiência (Marco Ferreri, 1972)
Enzo Jannaci é um desnorteado Amedeo que vai a Roma para encontrar e falar com o Papa. Mas a burocracia e forças estranhas são obstáculos para ele cumprir seu desejo. O comissário Diaz, cínico, interpretado magistralmente por Ugo Tognazzi, procura deslocar a atenção de Amedeo para a bela Aiche (Cardinale), enquanto que o nobre príncipe Donati (Gassman) e o bispo Amerin (Piccoli) parecem abraçar a causa deste jovem singular e teimoso. Um extraordinário elenco dirigido por um pungente e genial Ferreri.
The Trial (Orson Welles, 1962)
Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.
After Hours (Martin Scorsese, 1985)
Logo após ao expediente, um editor de livros conhece e se interessa por uma garota em um café. Marca um encontro com ela, que mora no bairro Soho, em Nova York, mas, no entanto, quando vai buscá-la, uma sucessão de acontecimentos inesperados acaba tornando sua noite a pior de sua vida. Uma inteligente, inusitada e bem humorada comédia que rendera o prêmio de direção no festival de Cannes para o mestre Martin Scorsese.
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