ISBN: 9788576572107
Série: Vol. 2, Trilogia Thrawn
Tradução: Fábio Fernandes
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 504
Editora: Aleph
Série: Vol. 2, Trilogia Thrawn
Tradução: Fábio Fernandes
Ano de Lançamento: 2015
Número de Páginas: 504
Editora: Aleph
Classificação: ♥♥♥♥♥ ★ Favoritado!
No segundo volume da consagrada Trilogia Thrawn, a luta de Luke, Han e Leia em defesa da Nova República continua. Mais uma vez, eles enfrentarão as tropas imperiais dissidentes, comandadas pelo poderoso grão almirante Thrawn. Quando Talon Karrde é capturado por forças inimigas, Mara Jade relutantemente recorre à ajuda de Luke Skywalker, que é forçado a interromper seu treinamento com um curioso mestre para ampliar o domínio da Força. Enquanto isso, Han Solo e Lando Calrissian seguem com suas investigações, a fim de descobrirem um possível traidor da Nova República. E, cumprindo a promessa feita a Khabarakh, Leia Organa viaja a Honoghr em busca de novos aliados contra a tirania de Thrawn.
Ascensão da Força Sombria é o segundo volume da sensacional trilogia Thrawn, da série Legends, que está inserida no Universo Expandido de Star Wars. Para quem ainda não sabe, o Universo Expandido, segundo aStarWars.Wikia.com, arremete a um período de anos que se inicia há 25 mil anos antes de A Ameaça Fantasma(Episódio I) e vai até 137 anos depois de O Retorno de Jedi (Episódio VI). Somente histórias aprovadas e oficializadas pela Lucasfilm podiam fazer parte da expansão. Desta forma, nada do que está inserido nos livros, gibis, animações, desenhos e filmes, do UE pode contradizer os acontecimentos narrados nos seis filmes da série cinematográfica. A série Legends foi criada para diferenciar as novas narrativas que ocorrem após os seis episódios oficiais, já que, após 2014, devido a nova trilogia oficial da saga, nenhuma inserção poderá ser feita no Universo Expandido a partir do sétimo episódio sem esse selo.
Da minha parte, todos os livros de Star Wars, da saga oficial ou do Universo Expandido, serão sempre bem-vindos. Eu amo essa saga e estou ansiosa para finalizar essa trilogia Thrawn que, a meu ver, é uma das melhores que já li. A Editora Aleph está se superando a cada nova publicação de Star Wars. Além das capas primorosas, o layout e a arte gráfica são sensacionais.
O legal dessa trilogia é que Timothy Zahn conseguiu resgatar toda a beleza da narrativa, aventura e ação dos três filmes clássicos de Star Wars (episódios VI, V e VI), mantendo os personagens originais daqueles filmes: Luke Skywalker, Leia Organa, Han Solo, Chewbacca, Lando Calrissian, R2D2, C3PO, entre outros. Para os fãs da saga original, isso é um prato cheio.
Cinco anos após os acontecimentos narrados em O Retorno de Jedi, em Ascensão da Força Sombria, continuação de Herdeiro do Império, vamos encontrar Han Solo, Leia e Luke as voltas com os problemas inerentes a organização da Nova República. Portanto, além dos desdobramentos das situações e consequências vistas naquele primeiro volume, envolvendo as personagens principais, além da ação e aventura típica da saga, ainda teremos nesse segundo volume novos acontecimentos voltados para uma política cada vez mais conturbada, sabotagens de insurgentes dedicados ao antigo regime imperial, entre outros casos. Destarte, podemos contar com muitas tramas e subtramas, além da inserção de novos personagens.
Thrawn está de volta, agora muito mais perigoso e mortífero, após se recuperar de sua fragorosa derrota no porto deSluis Van, para seguir as pistas de uma mítica frota de naves de guerra da época das Guerras Clônicas. Leia está grávida de Solo e Luke Skywalker alia-se a um misterioso mestre Jedi que lhe promete aperfeiçoar os seus poderes da Força.
Com a separação dos três personagens principais, mais Lando Calrissian que passa atuar com Han Solo, Timothy Zahn trabalha sua narrativa em três frentes: Leia parte em ação diplomática; Han e Lando riscam a galáxia de ponta a ponta para investigar essa lendária frota de naves corelianas desaparecidas; Luke conhece o último mestre Jedi chamado C'Boath, único capaz de lhe ensinar os últimos mistérios do poder da Força. E nesse meio tempo temosTalon e Mara que, com Thrawn, roubam com frequência as cenas mais impactantes do livro.
Destes, me simpatizei ainda mais com a princesa Leia, Han Solo, Mara e o temível Thrawn. Apesar de vilão, o sujeito cumpre bem o seu papel; me fez lembrar de outro vilão que cativou os fãs, e a mim, desde sua primeira aparição no Episódio VI: Darth Vader.
Zahn se esmerou para manter o visual e a linha narrativa que vemos nos filmes de Star Wars da trilogia clássica. A diplomacia, a ação, a aventura e as tramas, além da caracterização das personagens clássicas e novas, são típicas daqueles filmes. Isso, por si só, faz de Ascensão da Força Sombria uma leitura necessária e indispensável para todo e qualquer fã de Star Wars. Arrematando tudo isso está a ótima narrativa do autor, a qual flui de forma fácil, ágil e envolvente. Amei! Favoritei! Recomendo! Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário