terça-feira, 8 de setembro de 2015

A Corrida Secreta de Lance Armstrong de Tyler Hamilton com Daniel Coyle

ISBN: 9788598903613
 
Tradutor: Leonardo Castilhone
Páginas: 335
Ano: 2013
Editora: Seoman
Pontuação: ♥ ♥ ♥  
Este é um olhar profundo sobre o mundo do ciclismo profissional – e dos problemas de doping que cercam esse esporte e seu mais proeminente corredor, Lance Armstrong. O livro nos leva a fundo a um mundo obscuro, fascinante e surreal de médicos inescrupulosos, diretores de equipe sem limites, e atletas tão cegos pelo sucesso que fariam qualquer coisa para quebrar os limites necessários para vencer. O autor Tyler Hamilton já foi o mais fiel escudeiro de Lance, sempre limpando o caminho do amigo, até ser julgado culpado por doping e banido do esporte, quando conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Pela primeira vez, Hamilton expõe sua batalha em clínicas psiquiátricas, fala abertamente sobre as escolhas que tomou para conseguir competir a níveis internacionais, e relata a história de seu complicado relacionamento com Lance Armstrong.

A Corrida Secreta de Lance Armstrong nos traz um relato sobre doping e o famoso ciclista Lance Armstrong. Creio que este deve ter sido considerado um livro muito polêmico. Afinal, para quem não conhece muito o mundo do ciclismo ou é fã de um dos maiores ciclistas da história, é realmente impressionante verificar o que há por trás da fachada de um esporte tão saudável, no mundo das competições.

Tyler Hamilton nos mostra detalhes dos bastidores das corridas e fala do assunto do doping sem dó. No livro são citados diversos nomes de atletas e médicos, com Lance como destaque. Comprovamos coisas que poderíamos apenas imaginar, e tantos outros fatos que nem sequer desconfiávamos.

Conhecemos os diversos lados do uso da droga no esporte, e relatos de diversos ciclistas da época de Lance. Os atletas chegam a confessar que o uso de drogas para o efeito de doping era algo necessário e impossível de não se aderir. No livro conferimos relatos dos próprios atletas que garantem que este era um meio utilizado para se garantir um rendimento maior nas corridas. A narrativa em estilo biográfico e na forma de documentário, se desenrola de forma a mostrar os efeitos do uso das substâncias para doping e suas consequências. Conferimos diversos depoimentos de especialistas, médicos e competidores que nos ajudam entender melhor este mundo de competição e mentiras.

O livro me deixou impressionada justamente pelo que há por trás de um esporte que poderia ser totalmente limpo naquela época. Ou seja, os competidores recorriam a métodos nada legais para ganhar desempenho. E a forma como esta busca do aumento de performance e de resultados era alcançada é realmente desanimador. Não que a gente nunca pense que algo assim aconteça no mundo dos esportes, mas é realmente triste ver que tudo aquilo que vemos como algo bonito e motivador, que o esforço de um atleta, ser adulterado pelo uso de drogas.

Este livro infelizmente não me atraiu muito e nem é um dos meus favoritos. Sou suspeita para falar pois não sou muito chegada a títulos no estilo biográfico. Por questão de curiosidade achei interessante, mas nada mais que isso. Mas para quem gosta de esporte, principalmente o ciclismo, e do tema do doping este livro é uma ótima pedida

Nenhum comentário:

Postar um comentário